Melatonina: o que é, para que provide, benefícios e como usar

Mafalda Abreu
Farmacêutica

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo, que possui como principal enjoymentção standard o ciclo circadiano, fazendo com que funcione normalmente. Além disso, a melatonina promove o bom funcionamento do organismo e atua como antioxidante.

Este hormônio é produzido pela glândula pineal, que só é ativada quando não há estímulos luminosos, ou seja, a produção de melatonina só ocorre à noite, induzindo o sono. Por isso, na hora de dormir, é importante evitar a luminosidade, estímulos sonoros ou aromáticos que possam acelerar o metabolismo e diminuir a produção de melatonina. Geralmente, a produção de melatonina diminui com o envelhecimento e é, por isso, que os distúrbios de sono são mais frequentes em adultos ou idosos.
Melatonina: o que é, para que serve, benefícios e como usar
Quais os benefícios

A melatonina é um hormônio que apresenta inúmeros benefícios para a saúde, como:
one. Melhora a qualidade do sono

Vários estudos demonstram que a melatonina contribui para uma melhor qualidade do sono e ajuda a tratar a insônia, por aumentar o tempo whole de sono, e diminuir o tempo necessário para adormecer em crianças e adultos.
two. Possui ação antioxidante

Devido ao seu efeito antioxidante, foi demonstrado que a melatonina contribui para o fortalecimento do sistema imune, ajudando a prevenir diversas doenças e a controlar doenças psicológicas e relacionadas ao sistema nervoso.

Assim, a melatonina pode ser indicada para auxiliar no tratamento do glaucoma, retinopatia, degeneração macular, enxaqueca, fibromialgia, câncer de mama e de próstata, Alzheimer e isquemia, por exemplo.
3. Ajuda a melhorar a depressão sazonal

O transtorno afetivo sazonal é um tipo de depressão que acontece durante o período de inverno e que provoca sintomas como tristeza, sono em excesso, aumento do apetite e dificuldade de concentração.

Este transtorno ocorre com mais frequência em pessoas que vivem em regiões em que o inverno dura muito tempo, e está associado à diminuição de substâncias do corpo ligadas ao humor e ao sono, como a serotonina e a melatonina.

Nestes casos, a ingestão de melatonina pode ajudar an everyday o ritmo circadiano e a melhorar os sintomas da depressão sazonal. Saiba mais sobre o tratamento do transtorno afetivo sazonal.
four. Reduz a acidez do estômago

A melatonina contribui para a redução da produção de ácido no estômago e também de óxido nítrico, que é uma substância que induz o relaxamento do esfíncter do melatonina 5mg esófago, reduzindo o refluxo gastroesofágico. Assim, a melatonina pode ser usada como auxiliar no tratamento desta condição ou isolado, em casos mais ligeiros.

Saiba mais sobre o tratamento para o refluxo gastroesofágico.
Como usar a melatonina

A produção de melatonina diminui ao longo do tempo, devido à idade ou devido à exposição constante melatonina para dormir a estímulos luminosos e visuais. Assim, a melatonina pode ser consumida em forma de suplemento, como o Melatonin, ou medicamentos, como a Melatonina DHEA, devendo ser sempre recomendado por um médico especialista, para que o sono e outras funções do organismo sejam reguladas. Saiba mais sobre o suplemento de melatonina Melatonin.

A ingestão recomendada pode variar entre de 1mg a 5 mg de melatonina, pelo menos 1 hora antes de dormir ou conforme recomendação médica. Esse suplemento pode ser indicado para tratar a enxaqueca, combater tumores e, mais frequentemente, insônia. O uso da melatonina durante o dia normalmente não é recomendado, pois pode desregular o ciclo circadiano, ou seja, pode fazer que a pessoa sinta muito sono durante o dia e pouco durante a noite, por exemplo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *